Novo site da Costa Cruzeiros diz que tripulantes brasileiros não têm direitos trabalhistas

Ao contrário do que o novo site da Companhia Costa diz, os brasileiros têm sim o direito ao reconhecimento do vinculo trabalhista, do tempo para aposentadoria e todos os demais direitos de um trabalhador brasileiro.

O site, supostamente esclarecedor, afirma que o contrato, por ser de natureza internacional, não concede o direito ao tripulante de utilizar das Leis brasileiras.

Um tanto estranho, diríamos.

Estamos no Brasil, país soberano com as suas Leis, de repente, uma empresa estrangeira quer ditar qual lei aplica ou não?

Parece até desrespeitoso.

Mesmo assim, com a "soberania" da Costa diante de nós, milhares de tripulantes embarcam ano a ano em nossos portos, trabalhando arduamente.

Sem qualquer proteção, o trabalhador sujeita-se a sorte, pois, a qualquer momento, em virtude de um infortúnio, seja por lesão ou mesmo a idade, e queira usar da Previdência isso lhe será negado, em razão da falta de contribuição.

Pois bem, não há qualquer intenção de desencorajar os atuais ou novos tripulantes, mas apenas esclarecê-los dos seus direitos. E, quem sabe, ao Ministério Público do Trabalho, salientá-los da necessidade de investigar tais pontos, a fim de que um dia, e esperamos que seja breve, todo tripulante brasileiro tenha o seu merecido e reconhecido direito, o nosso e não um alienígena.

Agradecemos, como sempre, pela leitura de singelo texto.



Comentários

Postagens mais visitadas