Vale a pena entrar com uma ação trabalhista?

Certamente essa é a pergunta mais feita.

Essa e quanto ganharia numa ação trabalhista.

A resposta poderia ser simples, com uma afirmação clara: LÓGICO QUE VALE A PENA!

Mas creio que a motivação não pode ser colocada numa balança econômica - não que dinheiro não seja importante, pois é!

O Direito dos Tripulantes surgiu em 2006, quando uma tripulante, lutando pelos seus direitos, ajuizou uma ação trabalhista, que chegou ao mais alto Tribunal Trabalhista, o TST - Tribunal Superior do Trabalho.

Lá ficou configurado que todo trabalhador brasileiro, que é contrato - ou mesmo pré-contratado no Brasil - e que aqui labora, ainda que de forma parcial, tem direito a aplicação da CLT - Consolidação das Normas do Trabalho, ou seja, tem direito a hora extra, férias, décimo terceiro, aviso prévio, intervalos regulares para café, almoço e janta, descanso semanal remunerado, multas e, inclusive, danos morais e materiais, quando houver.

Nesse caso ficou claro que o Brasil é soberano na aplicação das normas trabalhistas e que nenhuma Cia pode usurpar os direitos do trabalhador.

São direitos constitucionais!

Por isso, dinheiro é importante sim! Claro que é! Contudo, ainda mais importante é garantir o direito a todos os brasileiros, pois, com a mobilização das ações, intensifica-se o olhar das autoridades sobre as Cias, cria-se mecanismos mais céleres de fiscalização e ainda oportuniza outros que busquem o seu direito.

Visto isso! Busque os seus direitos, pois são seus e de todos os tripulantes!!!

Comentários

Postagens mais visitadas